Brasil
O ukulele tem alguma popularidade no Brasil hoje, sendo mais conhecido por causa do cantor Israel Kamakawiwo’ole e da banda Beirut. Alguns músicos e conjuntos brasileiros utilizaram o ukulele em suas músicas, como a cantora Marisa Monte, no disco Universo ao Meu Redor, o cantor Tiago Iorc, na música It's a Fluke do cd Zeski, e a A Banda Mais Bonita da Cidade na música Oração. O músico James Hill fez alguns workshops no ano de 2012 no país. Também presente em quase todas musicas da extinta bandaTRI. Em 2016 aconteceu o primeiro grande festival e congresso online de ukulele - a Semana do Ukulele, idealizada pelo Mestre Vinícius Vivas (autor da primeira dissertação de Mestrado sobre ukulele no Brasil). O evento contou com 1200 inscritos e palestrantes de diversos estados.
Portugal
Em 1998, por ocasião da Exposição Mundial de Lisboa, organizou-se pela primeira vez em cem anos um espectáculo com músicos do Havaí e da Madeira, no projecto Father and Son, apresentado nos palcos da EXPO'98 e organizado pela editora madeirense Almasud.
Detalhes técnicos
Construção
O ukulele normalmente é feito de madeira, entretanto existem alguns que são feitos inteiramente de plástico ou outros materiais. Os ukuleles mais baratos são feitos de madeira compensada laminada, sendo em alguns casos com o tampo feito de uma madeira superior maciça, como o abeto ou o mogno. Outros, mais caros, são feitos inteiramente de madeiras maciças, como mogno ou Koa. Usualmente os ukuleles tem o formato tradicional de um violão. Também existem outros formatos diferentes, como o “pineapple”, inventado pela oficina havaiana Kamaka Ukulele. Existem também os Flea e Fluke, que tem o fundo de plástico e o tampo de madeira laminada de alta qualidade. Também há o banjo-ukulele (ou banjolele), muito utilizado no Reino Unido por músicos como George Formby e Tessie O'Shea, que é um híbrido entre o banjo e o ukulele.
Tamanhos
Quatro tamanhos de ukulele são os mais comuns: soprano, concert, tenor e barítono. Existem também os menos comuns sopranino, com uma escala mais curta do que a do soprano e os ukuleles baixo, nos extremos do espectro. O soprano, com a escala de 33 cm, também chamado de standard é o original e também mais tradicional. O concert, com escala de 38 cm, foi criado na década de 1920, como uma modificação do soprano, com um braço mais longo. O tenor, que tem a escala com comprimento de 43 cm, foi desenvolvido logo em seguida. O barítono, que tem a escala de 48 cm foi o último a ser inventado, na década de 1940.
Afinação
A afinação mais comum do ukulele soprano no seu auge na década de 20 era a em D6: (A4, D4, F#4, B4), mas hoje em dia a mais popular é a em C6 (G4, C4, E4, A4). Para os tamanhos concert e tenor a afinação mais usual também é a em C6. Uma característica do instrumento é a utilização da afinação reentrante, que a quarta corda é mais aguda do que a terceira. No entanto, uma quarta corda grave pode ser utilizada (afinação linear). O ukulele barítono normalmente é afinado linearmente em DGBE, como as 4 cordas mais agudas de um violão. O ukulele tenor, na época de sua criação também tinha essa afinação como recomendada.
Grafia
A grafia exótica do nome do instrumento pode gerar confusões. Já foram registradas diversas variações, sendo a mais comum "ukelele". A rigor, a palavra, na língua havaiana, é escrita ʻukulele, com a letra ʻokina no início. No entanto, na língua portuguesa, seguindo a grafia americana, convencionou escrever-se sem.
Pronúncia
No Brasil, costuma-se pronunciar ukulele como uma palavra oxítona, devido a analogia com palavras de origem africana, como maculelê, não relacionada ao instrumento. Na pronunciação na língua havaiana, a palavra é paroxítona.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ukulele
Fonte: wikipédia
ukulele brasil, ukulele itabuna, bahia, musica no ukulelê, historia do
ukulele no brasil, conheça mais sobre o maravilhoso instrumento musical de nome
ukulellê, tocando ukulele na bahia, ukulele em itabuna, aulas, cursos, ukulelê
no brasil, solos, tutoriais cursos online, aprendendo a tocar ukulele ukulele
na bahia, itabuna, bahia, ba ukulele,brasil,musicos bons no ukulele, solos
maravilhosos de ukulele, ukelele bom para comprar, qual o ukulele devo comprar
para aprender, aprendiz ukulele brasil,#ukulele brasil, ukulele itabuna, bahia,
musica no ukulelê, historia do ukulele no brasil, conheça mais sobre o
maravilhoso instrumento musical de nome ukulellê, tocando ukulele na bahia,
ukulele em itabuna, aulas, cursos, ukulelê no brasil, solos, tutoriais cursos
online, aprendendo a tocar ukulele ukulele na bahia, itabuna, bahia, ba
ukulele,brasil,musicos bons no ukulele, solos maravilhosos de ukulele, ukelele
bom para comprar, qual o ukulele devo comprar para aprender, aprendiz ukulele
brasil,#ukulele brasil, ukulele itabuna, bahia, musica no ukulelê, historia do
ukulele no brasil, conheça mais sobre o maravilhoso instrumento musical de nome
ukulellê, tocando ukulele na bahia, ukulele em itabuna, aulas, cursos, ukulelê
no brasil, solos, tutoriais cursos online, aprendendo a tocar ukulele ukulele
na bahia, itabuna, bahia, ba ukulele,brasil,musicos bons no ukulele, solos
maravilhosos de ukulele, ukelele bom para comprar, qual o ukulele devo comprar
para aprender, aprendiz ukulele brasil, #ukulele brasil