Viola | |
---|---|
Informações | |
Classificação | Instrumento de cordas friccionadas |
ClassificaçãoHornbostel-Sachs | 321.322-71 Cordofone. |
Instrumentos relacionados | |
Índice
- 1 Timbre da viola
- 2 Origem da viola
- 3 Execução
- 4 Técnicas de arco
- 5 Métodos de Estudo para Aprendizagem e Aperfeiçoamento Viola
- 6 Seleção de obras para viola
- 7 Ligações externas
Timbre da viola
A viola foi criada entre os séculos XIV e XV. A primeira Publicação relativa foi: Régola Rubertina em 1543 por Ganassi del Fontego.Origem da viola
Execução
- Pronação
- Supinação
Técnicas de arco
- Pizzicato (beliscado): Os violistas nem sempre usam o arco quando tocam. O pizzicato consiste em tocar as cordas com os dedos, dando pequenos puxões ou beliscadas. Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, e quando se lê na partitura a palavra arco os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.
- Col legno (com a madeira): O arco é segurado de lado, de forma que a madeira do arco roce nas cordas, produzindo um curioso efeito rangente. Aparece no começo de Marte, o Mensageiro da Guerra, da suíte de Holst Os Planetas.
- Vibrato (vibrado): Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço. Consiste em fazer o som vibrar, formando uma flutuação mínima na afinação da nota, para cima e para baixo. O vibrato de dedo é para passagens mais rápidas. O de punho é o mais comum, e o de braço é para expressar com certa força, paixão, drama no trecho. É usado sobretudo em notas longas.
- Corda dupla: Significa tocar, ao mesmo tempo, em duas, três cordas ou até mesmo quatro cordas, e consequentemente duas, três ou quatro notas (sob a forma de acordes), de uma só vez. É possível tocar três ou quatro cordas simultaneamente, sob a forma de acordes, porém pode-se sustentar apenas duas adjacentes.
- Harmônicos ou Flautato: Notas suaves produzidas pelo toque muito leve com a polpa dos dedos em pontos estratégicos sobre a corda. Assemelham-se às notas da flauta e são usadas com mais freqüência na música moderna.
- Glissando (deslizando): O instrumentista escorrega o dedo sobre a corda, tocando todas as notas dentro do intervalotocado, o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos. Os glissandos aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.
- Sul ponticello (sobre o cavalete): Indica que o instrumentista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre brilhante e estridente.
- Sul tasto (sobre o espelho): Indica que o instrumentista deve tanger o arco próximo ao espelho, o que origina um timbre velado e mais melado.
Métodos de Estudo para Aprendizagem e Aperfeiçoamento Viola
- Suzuki Viola School
- Applebaum String Builder
- Sevcik - Estudo da Técnica
- BRATSCHENCHULE - Berta Volmer
- Hans Sitt - 15 Estudos para Viola Op. 116
- KAYSER 36 Elementary and Progressive Studies (Estudo de Viola)
- Giuseppe Tartini - L'Arte dell'Arco (Estudo de Arco)
- Método L'alto Viola
Seleção de obras para viola
- Sonatas para viola e piano (J. Brahms)
- Duo para viola e violoncelo (Beethoven)
- Sinfonia concertante, para violino, viola e orquesta (Mozart)
- Sonatas para viola e piano (Rebecca Clarke)
- Concerto para viola (B. Bartók)
- Haroldo na Itália (Harold en Italie/ Harold in Italy) (H. Berlioz)
- Sexto Concerto de Brandemburgo (J. S. Bach)
- Concerto para viola em Dó menor (J. C. Bach). (Filho de J. S. Bach)
- Peça de concerto para viola e piano (G. Enescu)
- Elegia, op. 44 (A. K. Glazunov)
- Sonata para viola e piano em ré menor (M. Glinka)
- Der Schwanendreher, para viola e orquestra (P. Hindemith)
- Trauermusik (P. Hindemith)
- Três sonatas para viola solo e três com piano (P. Hindemith)
- Trio para viola, clarineta e piano (Mozart)
- Três suites para viola solo, op. 131 (Max Reger)
- Sonata para piano e viola, op. 147 (D. Shostakovich)
- Sonata Arpeggione (F. Schubert) (originalmente para arpeggione)
- Märchenbilder, para viola e piano, op. 113 (R. Schumann)
- Concerto para viola (C. Stamitz)
- Don Quixote (Richard Strauss.(importante solo de viola)
- Concerto em sol maior (G. P. Telemann)
- Concerto para viola (W. Walton)
- Capricho para viola solo (Henri Vieuxtemps)
- Concerto para viola (Sofia Gubaidulina)
- Passacaglia Concerto Viola e Violino (Händel)
Ligações externas
- Viola de Arco (em português) - História da Viola, denominações, Obras e etc.
- Viola in music (em inglês) - The role of viola in music. Information, description of works, videos, free sheet music, MIDI files, RSS update.
- La viola (em espanhol) - Guía completa de la viola en Internet, historia, importancia, obras relevantes, violistas, compositores.
- Viola Repertoire (em inglês) - The role Viola repertoire, by composer or instrument.
- Viola Fanclub CD list (em inglês) - Viola recordings, alphabetical Listing by composer.
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
CONTATO: (73) 99956-3951
APOIO:
PROJETO MÚSICA COM SIMPLICIDADE
www.musicacomsimplicidade.com.br
&
INSTRUMENTAL E VOCAL BRASIL