Cravo (instrumento musical)
Cravo | |
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Informações | |
Classificação | Instrumento de teclas |
ClassificaçãoHornbostel-Sachs | 314.122-6-8 |
Extensão | |
Várias conforme o número de manuais | |
Instrumentos relacionados | |
Virginal Espineta Clavicórdio | |
Relacionados | |
Bach Variações Goldberg Wanda Landowska Ralph Kirkpatrick Johann Gottlieb Goldberg Johann Christian Bach Mozart |
História
Itália
Flandres
França
Inglaterra
Alemanha[editar | editar código-fonte]
Obsolescência e Renascimento[editar | editar código-fonte]
Funcionamento
- A tecla é um pivô simples que oscila em torno de um pino que a atravessa.
- O Saltador é uma peça de madeira, fina, retangular que se assenta sobre a extremidade final da tecla. É mantido no lugar por duas guias (superior e inferior) que são duas longas peças de madeira com furos através dos quais os saltadores possam passar.
- No saltador, um plectro projeta-se quase horizontalmente (normalmente, o plectro está colocado num pequeno ângulo para cima) e passa sob a corda. Historicamente, os plectros eram fabricados de penas de corvo ou couro embora a maioria dos cravos modernos utilizem um plástico (delrin or celcon).
- Quando a parte da frente da tecla é pressionada (2) a parte de trás é levantada, o saltador é levantado e o
- Quando a tecla volta à sua posição de repouso, o saltador cai, descendo pela ação do próprio peso, e os pivôs do plectro se curvam para trás permitindo que ele passe pela corda (4) sem tocá-la. Isto se torna possível porque o plectro está fixado a uma lingüeta que, por sua vez, está presa por uma articulação e uma mola ao corpo do saltador.
- Na parte de cima do saltador, um amortecedor de feltro encosta na corda impedindo-a de vibrar quando a tecla não está pressionada (1).
Controlando múltiplos coros de cordas
Variações
Cravo
Virginais
Espineta Virginal
Virginais Muselares
Espineta
Clavicítero
Variações
Música para o cravo
HistóricoA primeira música escrita especificamente para solo de cravo foi publicada em meados do século XVI. Compositores que escreveram solos de cravo foram bastante numerosos durante todo o período Barroco na Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra e França. Os gêneros favoritos para o solo de cravo incluem as suites de danças a fantasia e a fuga. Além das obras solo, o cravo foi largamente utilizado para acompanhamento no estilo de baixo contínuo (uma função mantida na ópera mesmo no século XIX). No século XIX o cravo foi considerado como tendo vantagens e desvantagens com relação ao piano.
Música popular
Leitura adicional
Referências
Ligações externas
- Um breve história do cravo
- Léxico do cravo em vários idiomas
- Um sítio do cravo com várias imagens
- Ouça como soam os diversos cravos
- Frases latinas pintadas nos cravos
- Extensa fonta de informações sobre o cravo
- HPSCHD-L é uma lista de distribuição que trata de instrumentos antigos de teclados com cordas.
- HarpsichordPhoto sítio voltado para fotografias de instrumentos antigos de teclados com cordas.
- Ernest Miller Harpsichords: Criações nas tradições francesa e flamenga.
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.